segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comentários sobre as ferramentas do GOOGLE

Como a Wikipédia diz:

"Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada nos Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o serviço de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

O Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos. A maior parte das receitas da Google provêm do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados."

O Google traz uma infinidade de ferramentas e aqui iremos citar algumas, consideradas de suma importância para a vida acadêmica:

  • Google Docs --> Ferramenta que permite ao usuário do Gmail armazenar e compartilhar diversos arquivos, além de dar a possibilidade de realizar digitação no próprio ambiente, nos formatos .doc, .xls e .ppt;

  • Google Imagens --> Ferramenta de busca exclusiva para figuras nos mais diversos formatos e nos mais variados assuntos;

  • Google Acadêmico --> Ferramenta do Google dedica à pesquisa de trabalhos estritamente científicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário