segunda-feira, 1 de junho de 2009

Curriculo Lattes

Aqui vai o link para o meu Curriculo Lattes...

http://lattes.cnpq.br/1094691400818867

Comentários sobre os Vídeos Casa de Máquinas e O Caderno

Os vídeos mostram a realidade do uso das tecnologias aplicadas à educação, onde estaremos utilizando o caderno virtual (aplicativos de texto), lápis virtual (mouse e teclado) e o professor virtual (aulas através da internet). Mostra também os benefícios e os malefícios do uso da tecnlogia em nossas vidas

Estudo de Caso

Caso de Michelly


Michelly é uma estudante do curso de Eletrônica, aparentemente solteira, com apenas 18 anos. Será descrito agora como ela conseguiu ser reconhecida por todas as pessoas que convivem com ela em seu ambiente de aprendizagem.

Uma jovem que estuda na mesma classe que Michelly comentou que: “Michelly sempre chega cedo, raramente falta. É uma menina algre e extrovertida... Consegue fazer todo mundo rir com suas perguntas muito simples e outras muito estranhas e sem nexo com o assunto que o professor aborda. Mas o engraçado é que, apesar de tudo, ninguém se interessa em falar com ela ou chamá-la pra fazer trabalhos e aulas práticas em grupo. Ela está sempre sendo ignorada nesta hora”.

Essa não é somente a opinião desta moça, mas de vários outros companheiros de Michelly. Por que Michelly é sempre excluída dentro de seu ambiente de aprendizagem?

Um de seus professores relatou que: “ Michelly é uma aluna esforçada! Mas tem alguns probleminhas que vêm do seu conhecimento anterior, que é muito fraco. Talvez este seja o motivo pelo qual os outros não querem fazer alguma atividade com ela. Contudo, eu sempre incentivo todos a se ajudarem para que o acesso ao conhecimento seja facilitado de uma forma melhor, já que os jovens aprendem mais entre si do que com alguém mais velho”.

Um aluno, cansado da situação na qual Michelly se encontrava, resolveu tomar uma atitude: Ajudá-la a superar a sua dificuldade.

Organizou horários extras para rever a teoria, elaborou atividades de reforço e até mesmo “provas”, tudo para que esta garota, que tem o mesmo potencial que qualquer outra teria, se tornasse uma pessoa incluída na turma e se fizesse presente.

Como ele mesmo disse: “Michelly sentia muita dificuldade no aprendizado porque precisava de conhecimentos anteriores, especialmente matemática e física. Como estudou numa escola na qual não houve professores competentes, ficou extremamente difícil acompanhar o ritmo do pessoal que teve uma boa base. Mas, se alguém estiver disposto a ajudar o próximo, com um pouco de esforço e sacrifícios, com certeza tudo é possível. Tanto é verdade, que Michelly passou a ser uma das pessoas mais requisitadas na sala quando o pessoal tem alguma dúvida! Nem ela mesmo acredita quando isso acontece!”

Não só Michelly, mas todos os professores se mostraram surpresos e, por fim, lhe deram os parabéns pela superação de mais um dos vários obstáculos que irão surgir na vida desta jovem.

Michelly diz: “Hoje eu sei o quanto vale a pena se dedicar, quando você encontra alguém que está disposto a ajudar. Senti muita dificuldade, mas com a paciência de meu amigo, eu consegui vencer mais esse dissabor da vida e estou muito feliz com o meu novo 'eu'”.

Agora, vocês podem até perguntar se Michelly deixou de divertir a sala com suas perguntas simples e desconexas, porém, não se preocupem, pois ela, apesar de tudo, nunca vai deixar de ser quem ela é...

Comentários sobre as ferramentas do GOOGLE

Como a Wikipédia diz:

"Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada nos Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o serviço de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

O Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos. A maior parte das receitas da Google provêm do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados."

O Google traz uma infinidade de ferramentas e aqui iremos citar algumas, consideradas de suma importância para a vida acadêmica:

  • Google Docs --> Ferramenta que permite ao usuário do Gmail armazenar e compartilhar diversos arquivos, além de dar a possibilidade de realizar digitação no próprio ambiente, nos formatos .doc, .xls e .ppt;

  • Google Imagens --> Ferramenta de busca exclusiva para figuras nos mais diversos formatos e nos mais variados assuntos;

  • Google Acadêmico --> Ferramenta do Google dedica à pesquisa de trabalhos estritamente científicos.


Segundo Mapa Conceitual


Hoje estou postando o segundo mapa conceitual, elaborado no software CMAPTOOLS, a partir de uma pesquisa no site www.scielo.com, página dedicada a publicação de artigos e periódicos científicos.